Política de Circo

19 set

“O que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto.”, quem falou isso em uma de suas propagandas eleitorais foi o candidato a Deputado Federal Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca, um comediante que está nada mais nada menos do que fazendo um papelão diante de algo que era para ser sério no Brasil, a política. Porém, não quero tratar única e exclusivamente desse indivíduo, mas da palhaçada em que se encontra a nossa política.  Como diz uma professora de História minha, você só conhece alguém de verdade se lhe der poder. Então, como vamos saber se um candidato irá cumprir com todas as promessas de um Brasil perfeito que ele diz durante as suas campanhas? E quando conhecermos, já será tarde, ele estará no poder e nós presos a este por 4 anos. Infelizmente, um discurso lindo não é suficiente. Aliás, é suficiente para persuadir pessoas que são conhecidas como analfabetas políticas. E infelizmente, o Brasil é preenchido pela maioria dessas pessoas. Ponto para os políticos. Nariz de palhaço para os eleitores. E viva o circo!

Vou votar pela primeira vez esse ano e me sinto envergonhada do caos em que o Brasil se encontra, embora eu ainda tenha uma visão um pouco limitada da política. Porém, essa visão limitada que eu tenho me permite que eu vote nulo, que é completamente diferente de votar branco, o que poucos sabem. Aprendi isso em casa, com os meus pais, não com a mídia ou outros meios. Até porque o que a política quer é um eleitor alienado, com uma visão bastante limitada das coisas. Procuro fugir disso, aliás, vou fugir disso no dia 3 de outubro. Não ignoro a política, pois acho que um indivíduo que a ignora é tão incompetente quanto um analfabeto político. Estou abrindo a cada dia a minha visão política e enxergando além de discursos bonitos ou até mesmo mesquinhos e hilários como o de Tiririca. Pelo menos, Tiririca está mostrando as suas (não)intenções, caso seja eleito. Muitos escondem, disfarçam e dissimulam, o que na minha opinião é bem pior.

Geralmente gosto de desejar sorte às pessoas. Mas hoje eu vou desejar um pouco de bom senso, o mínimo que seja. Para você que vota no dia 3 de outubro, tenha bom senso. Mas para você que ainda não vota, uma boa sorte mesmo.

* Veja um vídeo que explica o que é um analfabeto político:

Veja o vídeo da propaganda eleitoral de Tiririca:

2 Respostas to “Política de Circo”

  1. Giovanna Severo 19 de setembro de 2010 às 9:03 PM #

    WWooow Você sabe que gosto de ler… E mais ainda seus textos!
    Esse em especial, me chamou a atenção pelo tema: POLÍTICA.
    acho interessante discutirmos sobre política com maturidade e ironia (SEMPRE) rsrs
    ainda mais em ano de eleição!
    Continue escrevendo porque eu sempre estou passando por aqui!
    Beijoos Nana! e parabéns pelo novo cenário

  2. marisfigueiredo 19 de setembro de 2010 às 9:16 PM #

    que bom que você gostou Gi!
    escreva no seu blog também!
    Beijos!

Deixe um comentário

