Violência, caos… BRASIL

30 nov

Na segunda-feira do dia 22/11, em Salvador – BA, quem estava por ali pela Av. Manoel Dias e Amaralina viu o caos que estava o trânsito, aproximadamente às 17h. Quem estava de cara com o protesto (como eu) que estava causando todo aquele engarrafamento entendeu os motivos. A situação estava exatamente como mostra a foto ao lado. Cartazes, gritos de protesto, objetos que representavam a causa a ser defendida. O motivo de tudo aquilo foi justo. Um menino de 10 anos de idade morreu por causa de uma bala perdida da Polícia Militar. Por outro viés, pode-se constatar que esse protesto em nome de uma causa mais que justa provocou um caos total.

Vivemos numa sociedade capitalista e somos diariamente usurpados pela nossa própria rotina, que está exposta à imprevistos, é claro. O que não é nada justo, é que sejam roubadas duas longas horas de várias pessoas, muitas delas com compromissos importantes. No meu caso, tinha uma apresentação de dança no mesmo dia e uma prova de matemática no outro. A apresentação eu perdi e se eu não tivesse levado meus materiais de matemática, teria perdido duas horas de estudo. Tenho certeza de que muitas pessoas perderam compromissos, aulas, reuniões, etc. Como disse um rapaz, que também estava à espera da liberação da passagem “Uns passando seus direitos por cima dos direitos dos outros.” É uma situação realmente contraditória e complicada.

Infelizmente, não tenho nenhuma solução a propor. Porém, como cidadã, apelo por ela, ou pelo menos para algo que amenize o caos que se encontra o Brasil com tanta violência e problemas de natureza política e social. Apelo por boas mudanças, pela paz. Só isso, nada mais.

O que ocorreu:

– As pessoas que estavam protestando colocaram fogo no meio da rua, impedindo a passagem de carros e até de motos. Logo em seguida, com cartazes e objetos (como um lençol e uma bermuda sujos de sangue), começaram a protestar contra o Governo e a PM.

– Carros da Polícia começaram a chegar e simultaneamente, os manifestantes começaram a vaiar e falar: “Polícia é pra ladrão”.

– Chega a impensa.

– Por um tempo muito longo, os policiais tentam uma negociação com os manifestantes. Por fim, conseguem.

– Chega o carro dos bombeiros, que tem dificuldades para passar.

– Antes de liberarem a passagem, os manifestantes rezam o pai-nosso.

– Por fim, liberam a passagem por volta das 19:30.

Anúncios

Uma resposta to “Violência, caos… BRASIL”

  1. Lika 9 de dezembro de 2010 às 8:39 PM #

    É estranho comentar sobre isso..Já que os dois lados estão errados. A polícia está errada quando chegou atirando na favela(que foi a causa da morte do garoto),quer dizer que só porque é favela tem traficante e gente ruim?! E os manifestantes estão equivocados na maneira como foi feita a manifestação, que foi um trastorno na cidade. Lógico, que eles tem todo o direito de querer reivindicar e mostrar a insatisfação com o governo e a polícia,mas passar por cima do direito dos outros cidadãos não né?! É algo como pedir paz fazendo guerra. É algo,no mínimo, contraditório.
    PS: SEU BLOG TÁ MUIITO BOM 😀 Super parabéns colega de UFBa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: