Morte Súbita

11 jul

   Esse post NÃO tem spoilers!

IMG_2284

Primeiríssima coisa: se você acha que esse livro vai ter algo parecido com Harry Potter, está totalmente enganado! JK Rowling inovou seu gênero de escrita para algo completamente real. É um livro que eu, particularmente, encaixaria na categoria drama. A própria escritora define Morte Súbita como sendo “uma grande história sobre uma cidade pequena”. E, de fato, é isso!

Morte Súbita é um livro com 512 páginas e tem uma narrativa bem lenta, consequência de vários núcleos familiares e muitos personagens a serem apresentados aos poucos. No início você pode se sentir bem perdido na leitura e pensar: Quem é esse? E quem é aquele mesmo? O ruim disso é que você acaba perdendo aquela vontade de ler o livro todo de vez, pois a cada capítulo é contado um acontecimento sobre cada núcleo familiar. O bom é que depois você vai se acostumando com os personagens e sabendo as relações que cada núcleo tem com os demais e aí sim, a leitura vai ficando mais envolvente (mas isso é depois da metade do livro)!

O livro é reflexo de uma realidade mundana: intrigas familiares, corrupção, traição, problemas com drogas, estupro, morte. Mas também tem aquele doce toque que a JK Rowling sempre deixa em suas obras: o amor. A história toda começa com a morte de um dos membros do Conselho Distrital de Pagford (a pequena cidade), o Barry Fairbrother. Todos os núcleos familiares do livro tem uma ligação com a morte do Barry e a sua vaga deixada. Para quem não sabe, o título original do livro é Casual Vacancy (Vaga Casual), que eu acho que faz bem mais sentido que o título que foi adotado em português. Afinal, a tal vaga casual não se restringe apenas à vaga que o Barry Fairbrother deixou, mas sim com espaços vazios, algo que não está completo e que se encaixa perfeitamente nas histórias de cada núcleo familiar do livro.

E ao terminar de ler (quando menos se espera), depois que se acostuma com todos aqueles personagens e suas vidas, histórias e casos, você se sente vazio. Como se alguma coisa estivesse faltando naquela história. A vaga casual atingiu você também! Achei isso um dos pontos mais geniais do livro!

Se você estiver disposto a encarar essa leitura lenta, curte a escrita de JK Rowling e quer mesmo saber o que acontece nessa cidadezinha no livro, indico a leitura! Mas não espere muita coisa, afinal é uma história que retrata a realidade. Boa leitura!

resenhaa

Anúncios

2 Respostas to “Morte Súbita”

  1. Pedro Lima 11 de julho de 2013 às 7:41 PM #

    wow vou ler! Mas prefiro romances rsrsrsrrs

  2. Giovanna 12 de julho de 2013 às 8:41 PM #

    Vou ler por curiosidade, nunca li nenhum livro de Jk Rowling (pois é, nem mesmo Harry Potter! hahaha)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: