As Vantagens de Ser Invisível

9 set

 

as vantagens de ser invisível

Defino As Vantagens de Ser Invisível , de Stephen Chboscky, como um livro muito especial. Confesso que li e fiquei pensando: porque esse livro ficou tão famoso? É tão simples, bonito, mas como tantos outros livros… O segredo está na própria leitura, em como Charlie escreve seus pensamentos em cartas quase diárias e, principalmente, em como ele trata você, leitor, em como você se torna uma pessoa especial para ele só pelo fato de estar lendo seus desabafos e pensamentos.

Li o livro em português que ganhei de uma amiga muito querida (beijos, Lore!! Muito obrigada meesmo!) da Editora Rocco, com 223 páginas. É bem fininho e rapidinho de ler. A leitura é bem fácil e boa de acompanhar. Lendo as páginas do diário de Charlie eu ri, me emocionei, pensei, refleti. Sentimentos de medo e insegurança tomam conta do adolescente do ensino médio que de início tem você, leitor, como único amigo com quem ele pode desabafar.

Muitos de nós vamos nos identificar com o Charlie pois 100% dos seres humanos, acredito eu, são inseguros com alguma coisa relacionada ao próprio eu. No caso de Charlie, era a maneira em que ele estava inserido, como um completo invisível no meio em que vivia. Só observando, pensando e escrevendo. Sem alterar na-da naquele cenário. Durante a história, ele conhece seus dois melhores amigos, a Sam e o Patrick  que vão ajudá-lo e, porque não dizer, apresentá-lo a essa nova etapa de sua vida, a qual ele passa a participar e se tornar autor da própria história.

Charlie, muitas vezes, abria mão de seu próprio querer, de sua felicidade para assistir à do outro. Não lutava muito pelo que queria (talvez por não saber o que queria) e ficava satisfeito em ver o outro feliz, mesmo que para isso tivesse que sacrificar a sua própria felicidade. Mas será que isso vale a pena mesmo? Com o livro, aprendi que “você não pode apenas sentar lá e colocar a vida de todos a frente da sua e achar que soa como amor”. Pra mim isso faz todo sentido.

Além disso, refleti sobre a seguinte frase: “Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos”. Nunca havia parado pra pensar nisso. Quantas e quantas vezes deixamos de nos entregar e lutar por algo que achamos que não merecemos? Para mim isso é um limite que impomos a nós mesmos. Charlie ao longo de seu diário quebra esse padrão, esse limite ao se sentir infinito… Ao se tornar infinito.

Recomendo muito a leitura desse livro tão bonito e simples. Só aqueles que leem com o coração vão se sensibilizar com a escrita de Charlie e a vida que ele leva. Vale super a pena e é para todos os gostos! Mais ainda para o público YA (Young Adult) e para aqueles que amam ter o coração e a vida tocados por sentimentos e valores bonitos através de uma boa escrita.

E assim, Charlie e suas vantagens de ser invisível se tornaram especiais para mim. Agora somos infinitos.

OBA, TEM FILME!!

O filme baseado no livro foi lançado em 21 de setembro de 2012, produzido nos EUA e dirigido pelo próprio autor do livro, o Stephen Chboscky! Tem um elenco muito bom: Logan Lerman (Charlie), Emma Watson (Sam) e Ezra Miller (Patrick). O filme é LINDO, fiel ao livro e vale a pena ser assitido. Deixo aqui o trailer para quem não assistiu ainda, ficar com um gostinho de quero mais!

resenhaa

 

Anúncios

2 Respostas to “As Vantagens de Ser Invisível”

  1. Rafael Reis 10 de setembro de 2013 às 8:12 AM #

    Mais uma vez vc me surpreende Mari com suas resenhas!
    O livro realmente é muito bom e só me falta assistir o filme.

    • Mariana Figueirêdo 10 de setembro de 2013 às 8:15 AM #

      Obrigada mesmo, Rafa!! Você precisa assistir logo ao filme, é bom demais!! Beijos 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: