A Menina Que Roubava Livros

16 set

a menina q roubava livros    Confesso que fiz duas tentativas de ler esse livro há 5 anos. Nas duas tentativas, o abandonei. E só há 2 semanas resolvi pegá-lo novamente e decidi ler até a última página. Resultado: terminei de ler ontem e já considero A Menina Que Roubava Livros um dos meus favoritos! Escrito por Markus Zusak, o livro foi lançado em 2006, li o exemplar em português mesmo, publicado pela editora Intrínseca, com 479 páginas.

O livro tem uma narradora muito curiosa e diferente dos demais livros. É ninguém mais ninguém menos que a Morte. O contexto histórico do livro é o da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, na ascensão do Führer. Em meio a tanta destruição em massa, de lares e de vidas, a própria Morte resolve parar um pouco o seu trabalho para contar uma história fascinante sobre como as palavras destroem e como elas salvam. A narrativa começa com a garotinha de 10 anos Liesel Meminger, que vai morar com pais de criação, na cidade fictícia de Molching, na Rua Himmel onde viverá alguns anos mais intensos de sua vida.

A roubadora de livros faz o seu primeiro furto quando ainda nem sabe ler. Ao saber do tal livro, seu pai de criação, Hans Hubberman, resolveu ensiná-la a ler e escrever. E, desta maneira, Liesel foi salva. E salvou. De todas as maneiras inimagináveis. Quem leu, sabe exatamente do que estou falando. Quem ainda não leu, garanto que vale a pena descobrir o por que!

O livro é grande, a história é bem detalhada e contada com os destaques devidamente feitos pela narradora. O que mais me encantou no livro foi a paixão de Liesel pelas palavras. Foi como ela percebeu que as palavras podem causar guerras, matar pessoas, destruir lares. E, no fim das contas, paradoxalmente ou não (depende do seu ponto de vista) Liesel é salva pelas palavras. Tem coisa mais linda para uma pessoa que escreve do que um livro com uma mensagem dessa? Rs 😀

A maneira com que Liesel é impulsiva, diz e faz o que dá vontade, me encantou e me inspirou muita coragem. Faço das palavras dela, as minhas em muitas ocasiões de minha vida: Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usados direito. Eu também, Liesel… Eu também.

Se você tem paciência (pois o livro é muuito grande) e está muito curioso pra ler o livro, eu super indico! Vale muitíssimo a pena, é uma preciosidade do mundo literário, na minha humilde opinião. Boa leitura! 🙂

EM JANEIRO NOS CINEMAS!!

Um dos motivos que me levaram a pegar esse livro novamente para ler foi o de que vai estrear nos cinemas o filme no dia 31 de janeiro de 2014!! O trailer está muito legal e o filme promete ser muito bom! Assim espero! Confiram o trailer abaixo:

resenhaa

2 Respostas to “A Menina Que Roubava Livros”

  1. Ariane Figueiredo 17 de setembro de 2013 às 9:15 AM #

    querida, eu ganhei “Amenina que roubava livros”, no meu aniversário há bem uns 4 ou 5 anos e também gostei demais. adorei a sua resenha.Bjs e saudades, tia Arica

    • Mariana Figueirêdo 17 de setembro de 2013 às 8:54 PM #

      Obrigada, tia Arica!! Saudades também! Fico feliz que tenhs gostado da resenha!! Muitos beijos! 🙂

Deixe um comentário

