Manual dos Jovens Estressados – Mas muito inteligentes

7 out

AugustoCuryManual dos Jovens Estressados é um livro muito interessante, com uma escrita muito dinâmica! O narrador é o seu próprio autor, o Dr. Augusto Cury, e sua narrativa parece um longo e bom bate-papo com o leitor: o jovem estressado do século XXI. Ao longo das 176 páginas deste livro publicado pela editora Planeta do Brasil (exemplar que li emprestado de um amigo, muito obrigada Rafa!!), posso dizer que aprendi muito com esse manual, desde como lidar com o estresse em si até como me comportar diante de situações que podem se tornar barreiras e comprometer muitos aspectos de nossas vidas. Em outras palavras: um livro para refletir (e muito!).

O “bate-papo” no livro não é comandado somente pelo autor. Ele chama um convidado fictício que vai ajudá-lo a construir esse manual tão útil para todos os jovens: o ilustríssimo professor Einstresse, ou iEstresse, como ele prefere ser chamado! Muitos assuntos vêm à tona através do bate-papo super bem-humorado e engraçado, que torna a leitura bem descontraída e leve.

Na sociedade em que vivemos, de muita correria, rotinas malucas e tudo mais, somos tomados e possuídos com um comodismo que não é saudável. E isso acaba sendo um tipo de barreira para a vida de muitas pessoas. “Há pessoas que se deixam ser aprisionadas em sociedades livres”“Muitos jovens não viram nada na vida não porque não tem grande potencial, mas porque não saem da zona de conforto”: foram frases que me fizeram refletir bastante acerca de como a sociedade em que vivemos suga possíveis mentes pensantes, críticas e até mesmo gênios que deixam de desenvolver suas habilidades, ficando presos à própria sociedade em que vivem. Aprendemos a como lidar com isso nesse manual! (Fica a dica haha :D)

Ok, vamos supor que agora saímos da zona de conforto e vamos à luta, conquistar nossos objetivos! Parece tudo muito simples, mas não é. Falar que é muito simples. Para chegar onde queremos, teremos que enfrentar algumas dificuldades no caminho. Muitos se perdem aí. Ficam frustrados com o primeiro obstáculo que encontram. O professor iEstresse conta alguns casos e nos motiva a enfrentar os obstáculos e nos orienta a lidar com eles! “Quem vence sem riscos, vence sem glórias”.  É ou não é? E de acordo com minhas convicções, tudo o que vem fácil, vai fácil.

Durante o livro, temos a oportunidade de saber um pouco da história do Dr. Cury e saber que para ser o que ele é hoje, passou por muitas dificuldades, recebeu muitos nãos, mas mesmo assim persistiu e venceu. E esse livro e tantos outros que ele escreveu são a prova disso!

Descobri e refleti também que nem tudo vai dar sempre certo em nossa vida. Mas tem certas coisas que não dariam certo se um dia algo não tivesse saído errado… E uma frase que me tocou nesse livro e a qual encerro essa resenha é a seguinte: “é possível escrever os capítulos mais belos de nossas vidas quando tudo dá errado”. De fato! Mais uma personalidade que me inspira, Dr. Augusto Cury: um ícone da escrita e da medicina, minhas duas paixões de vida.

resenhaa

Anúncios

2 Respostas to “Manual dos Jovens Estressados – Mas muito inteligentes”

  1. Antonio José Pereira de Figueirêdo 8 de outubro de 2013 às 12:01 PM #

    Há algum tempo venho acompanhando as manifestações de Mariana Figueirêdo em seu blog, sempre me comovo com as sua colocações e críticas literárias. Me sinto feliz e honrado em ser o seu pai. Prossiga.Bjs.

    • Mariana Figueirêdo 8 de outubro de 2013 às 6:28 PM #

      Obrigada, pai! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: